SISTEMA UROGENITAL

Vagina em idade Reprodutiva

A mucosa é mais rosada e mantém uma umidade característica, decorrente da produção do muco.

A fina camada fibromuscular da parede vaginal é mais trófica e elástica. 

 

Vagina no Climatério

A mucosa torna-se pálida e fina, com perda das rugosidades e lubrificação, podendo existir micro lesões ou exulcerações, principalmente pela atividade sexual.

A parede vaginal se adelgaça e perde parte de seu potencial elástico, podendo causar sintomas como prurido, ardor e dor durante o ato sexual. 

 

Útero em idade reprodutiva

O útero obedece ao ciclo menstrual, promovendo proliferação e secreção endometrial. O colo do útero produz um muco caracteristicamente filante e translúcido durante a ovulação, e as trompas(tubas) aumentam sua motilidade para melhor transportar o óvulo.

 

Útero no climatério

Nesta fase, ocorre atrofia endometrial por falta de estímulo hormonal. O corpo e a cavidade uterina tendem a diminuir e as tubas tendem à involuir após a menopausa, com redução da luz e ausência de secreção e motilidade.

 

Ovário em idade reprodutiva

Os ovários atingem o número máximo de células germinativas(óvulos) em torno da sua 22ª semana de vida intra-uterina(em média 7 milhões de óvulos). Ao nascimento, este número é de cerca de 2 milhões, devido ao processo de atresia. Na puberdade tem-se em torno de 380 mil, e a partir de então, ocorre mensalmente a estimulação e o processo de ovulação.

 

Ovário no climatério

Implica a perda da função ovariana, com esgotamento das células germinativas (óvulos). Com isso, diminui ou cessa a produção dos hormônios femininos e há ausência de sangramento menstrual. O ovário diminui de tamanho e peso, tornando-se fibrótico.

 

Vulva em idade Reprodutiva

A mucosa e os pelos pubianos mantêm o crescimento adequado devido ao estímulo hormonal. 

Os grandes lábios apresentam-se com gordura subcutânea suficiente para proteger os pequenos lábios, que são úmidos e elásticos nesta fase.

O clitóris mante-se evidente e responde com maior sensibilidade ao ato sexual. 

 

Vulva no Climatério 

Após a menopausa, a vulva mostra diminuição dos pêlos pubianos, que também se tornam mais finos. 

Os grandes lábios apresentam menor conteúdo de gordura e o tecido elástico subcutâneo se atrofia, tornando os pequenos lábios mais proeminentes.

Nesta fase, o clitóris pode tornar-se menos evidente. 

 

Bexiga em idade reprodutiva

A mucosa, o tecido submucoso e a matriz colágena da bexiga e uretra são estrogênio-dependentes. Assim, durante a vida reprodutiva da mulher, período em que os hormônios estão sendo liberados, este órgão apresenta-se sem dificuldades de esvaziamento urinário ou ectopia uretral.

 

Bexiga no climatério

A carência hormonal na menopausa acarreta atrofia e diminuição da mucosa e tecido submucoso do sistema urinário baixo. Podem ocorrer lesões atróficas na bexiga e o aparecimento da ectopia uretral, com desconforto local, sangramentos e infecções.

AGENDE SUA CONSULTA

ONDE ESTAMOS

Rua Helena, 218 –Cjto. 703 – Vila Olímpia –   São Paulo – SP 

AGENDE SUA CONSULTA

ONDE ESTAMOS

Rua Helena, 218 –Cjto. 703 – Vila Olímpia –   São Paulo – SP