Reparo de Deformidades na Orelha: Piercings, Alargadores e Jiu-Jitsu

A orelha é um órgão sujeito a inúmeras deformidades adquiridas ao longo da vida. A mais comum delas é a fissura do lóbulo de orelha, causada pelo uso de brincos que rasgam o lóbulo até partí-lo ao meio (ver Correção de Lóbulo de Orelha).

Mas há outras deformidades, causadas pelo uso de piercings, pela prática de lutas marciais de chão e pelo uso de alargadores de orelha que podem ser corrigidas por cirurgia plástica.

O que é Condrite?

Condrite é o termo médico que define a inflamação de cartilagem. A orelha humana é feita de cartilagem e revestida de pele de ambos os lados.

A cartilagem da orelha é um tecido firme, flexível e com baixo metabolismo, que dá a forma característica da orelha e a mantém projetada na lateral da cabeça.

Quando há qualquer lesão na cartilagem, ela responde com um processo inflamatório, chamado condrite.

Devido ao lento metabolismo da cartilagem, a condrite demora para começar, mas tem longa duração.

Seus efeitos são devastadores na cartilagem, pois causam grande remodelagem e distorção do tecido ao redor, deformando a orelha.

O que é Condrite por uso de Piercings?

Quando um piercing é introduzido através da orelha, ele perfura a cartilagem.

Dependendo de como isso foi feito e da predisposição do paciente, pode haver condrite no local da perfuração.

Se a condrite for intensa o suficiente (em geral acompanhada também de uma infecção), ao longo do tempo haverá distorção da cartilagem desse local e deformidade na orelha.

O que é Condrite por lutas marciais (como Jiu-Jitsu e Judô)?

É a condrite causada pelo intenso atrito da orelha contra o chão (ou tatame) durante a prática de lutas.

O aspecto típico é a perda total ou parcial do formato delicado da orelha, restando apenas uma massa compacta e volumosa no lugar.

O Jiu-Jitsu é famoso por causar esse tipo de deformidade em seus lutadores, já que a orelha sofre impactos e compressões contínuas durante os treinos desse esporte, originando uma condrite generalizada e grandes deformidades nas orelhas.

Existe tratamento para a Condrite deformante?

Sim, existe. A primeira medida é retirar o estímulo agressor. Se for o piercing, deve- se retirá-lo; se for a luta marcial, deve-se parar o treino desse esporte.

É necessário um período de tempo variável para que o processo inflamatório “esfrie” e estabilize, frequentemente de 6 meses após a retirada do estímulo agressor.

Depois disso, cada caso é avaliado para uma estratégia cirúrgica específica.

Como é a Cirurgia Reparadora de Orelha?

A abordagem cirúrgica varia muito. Casos mais leves já apresentam bons resultados em apenas 1 cirurgia.

Casos mais graves certamente precisarão de 2 ou mais cirurgias para uma melhora importante.

Algumas vezes pode-se tentar reesculpir a orelha deformada, mas em geral são usadas técnicas de Reconstrução Total e Parcial de Orelha.

O que são deformidades por alargadores de orelha?

É a alteração intencional da orelha através de alargadores, que tem o objetivo de alargar o furo por onde foram colocados (um enfeite, segundo seus usuários).

Em geral são usados no lóbulo da orelha, que não tem cartilagem e portanto não fazem condrite.

Os lóbulos alargados podem esticar a grandes dimensões e é necessário cirurgia para sua correção.

Como é a cirurgia de Correção de Deformidades por Alargadores de Orelha?

Deformidades por alargadores em geral têm tratamento mais simples que a correção de deformidades causadas por condrite.

Trata-se de retirar o excesso de tecido alargado e acomodar o restante na sua posição correta novamente. Eventualmente técnicas de Reconstrução Parcial de Orelha podem ser necessários.

Resultado Final

O resultado final sempre dependerá da gravidade da lesão inicial. Algumas deformidades podem ter resultados excelentes, enquanto outras podem ter melhora moderada.

Seguir corretamente as orientações do cirurgião e ser metódico nos cuidados pós-operatórios influenciam enormemente o resultado!

Entre 4 a 6 meses chega-se ao resultado final e eventualmente retoques são necessários para correção de cicatrizes, definição de relevos ou regularização de contorno.

ONDE ESTAMOS

Rua Helena, 218 –Cjto. 703 – Vila Olímpia –   São Paulo – SP